Skip to main content

O binómio Esquerda - Direita



O tema Ideologias Políticas do Pólis pretende explicar-te um pouco a pluralidade de ideologias política que existem atualmente.

Como primeira nota, queremos deixar claro que a política é relativa e o seu estudo também. Existe uma diversidade de autores que dividem as ideologias consoante a sua forma de ver e exercer política. Tal como esses autores, iremos explicar a nossa forma de ver este tema, tendo como base tudo o que já lemos sobre ele. Estamos recetivos a comentários/debates/sugestões. Nenhum dos nossos temas são verdades absolutas, nem assuntos encerrados.

Para iniciar o nosso tema Ideologias Políticas, gostaríamos de explicar o binómio Esquerda - Direita que consideramos ser essencial para quem quer estar em contacto com a teoria política pela primeira vez. 

Acredita-se que a origem dos termos "Esquerda" e "Direita" assenta na Revolução Francesa em 1789. Nessa época, os membros da Assembleia Nacional dividiam-se em duas alas: apoiantes do Rei à direita e simpatizantes da revolução à esquerda. Este pequeno detalhe histórico leva-nos a entender a conotação que atualmente estes dois ventos políticos têm: o lado direito da política baseia-se em valores mais conservadores, enquanto que o lado esquerdo em valores mais progressistas. 

Apesar de ser um binómio, o eixo Esquerda-Direita da política apresenta diversas ideologias, não apenas duas. Para entendermos melhor esta pluralidade foi criado um sistema que explica e divide as diversas ideologias chamado Espectro Político ou Diagrama de Nolan, apresentado em seguida:

Espetro Político apresentado pelo website Political Compass


Calma! Não entendeste nada do esquema? A primeira vez que o vimos tivemos a mesma reacção. Vamos, então, explicar-te como ele é dividido. 

Ao atentares o diagrama, notas que existe uma linha horizontal preta que divide o lado Esquerdo como Esquerda-Económica e o lado direito como Direita-económica. Este é o primeiro passo para identificares uma ideologia: se economicamente te identificas com a Direita, posiciona-te no lado direito gráfico, caso te identifiques com a Esquerda, posiciona-te no lado esquerdo.

Agora perguntam-me "mas como é que eu sei que me identifico economicamente com um lado ou com o outro se não sei nada sobre eles"? Passamos a explicar com a seguinte imagem:

Tabela elaborada pelo website Politize!
A imagem anterior apresenta-nos algumas características de uma economia mais direccionada para a Direita e outra economia mais direccionada para a Esquerda. É através da economia que nos conseguimos posicionar numa ideologia política inicialmente, mas não só. A nossa visão de como uma sociedade deve ser estruturada também entra para a equação. Neste sentido, vamos explicar a segunda parte do gráfico, a linha preta vertical que divide o Diagrama entre Autoritarismo e Libertarismo. A seguinte tabela explica alguns exemplos de pensamentos que um lado e outro defendem:



A imagem anterior ilustra alguns exemplos de valores defendidos por uma ideologia política autoritária e outra libertária. A divisão entre estas duas ideologias é polémica, existindo muitas críticas que apontam como uma divisão redutora. Contudo, para explicar a base da divisão política, esta é a maneira que consideramos mais simplificada.

Através das duas imagens que mostrámos já conseguimos ter uma primeira noção do que significa posicionar-se num espectro político. A junção dos nossos valores económicos e sociais levam-nos a apoiar uma ideologia política para ser aplicada na sociedade e a votar em governantes/partidos que vão ao encontro da nossa visão. Por exemplo, se te posicionares na Esquerda Económica, mas te identificares com um sistema autoritário fazes parte da Esquerda Autoritária, se por outro lado te identificas com uma Direita Económica, mas com uma sociedade libertária fazes parte da Direita Libertária. Porém, o espetro é ambíguo, pois podes acreditar em um misto de valores quer de um lado, quer do outro, mas a base de te posicionares politicamente é esta.

Este primeiro post foi essencialmente para explicar o que significa ser de Esquerda ou de Direita, através da interpretação do Diagrama de Nolan, e lançar uma debate mais abrangente sobre a pluralidade de ideologias que existem.

Se quiseres fazer o teste que pode aferir qual a tua ideologia política, aconselhamos-te a fazer o teste do Political Compass.

Muitas são as dúvidas que ficaram com certeza ao ler este artigo, nos próximos posts vamos começar a explicar ideologia por ideologia, da extrema Esquerda à extrema Direita.


Comments